Difusão simples - Transporte de substâncias a favor do gradiente de concentração. Transporte, principalmente, de iões e água.
Características gerais:
- A velocidade de movimentação do soluto é directamente proporcional à diferença de concentração entre os dois meios (intracelular e extracelular).
- Quanto maior for a concentração de soluto, maior é a velocidade de penetração através da membrana [1].
Difusão facilitada - Envolve a participação activa de constituintes da membrana de natureza proteica, as proteinas transportadoras ou permeases.
Características gerais:
-Ocorre sempre a favor do gradiente de concentração, tal como na difusão simples.
-Quando a concentração da molécula a transportar é elevada, ocorre a saturação das permeases e a taxa de incorporação estabiliza. [2]
Figura nº1 Difusão facilitada
Figura nº2 Comparação entre difusão simples e difusão facilitada
Transporte activo - Exige a intervenção de proteínas da membrana no processo de troca de materiais entre a célula e o meio.
Características gerais:
-Este tipo de transporte caracteriza se por se processar contra o gradiente de concentração permitindo captar do meio externo substâncias necessárias ao metabolismo celular, mesmo quando a sua concentração é muito baixa relativamente ao meio interno, assim como eliminar substâncias quando a sua concentração externa é superior à interna.
-O facto de este tipo de transporte se efectuar contra o gradiente de concentração exige a utilização de energia química armazenada na molécula ATP, um exemplo de transporte activo é a bomba de Na+ e k+ [1].
Figura nº3 Transporte activo (bomba de sódio e potássio Na+ K+)
Comparação entre a difusão simples e a difusão facilitada
Figura nº4 Comparação entre a difusão simples e difusão facilitada
Bibliografia
[1] Soares, R. et al (2007) , Biologia- ensino professional. Porto Editora, Porto
[2] Silva, A. et al (2003), terra, universo da vida Porto editora, Porto
Nenhum comentário:
Postar um comentário