segunda-feira, 16 de junho de 2008

Respiração aeróbia ou respiração celular

A presença de oxigénio na atmosfera tornou possível um mecanismo muito eficiente de obtenção de energia a partir dos compostos orgânicos. A respiração compreende quatro fases:
Glicolise – consiste na oxidação, da glicose, conduzindo à formação de duas moléculas de ácido pirúvico e duas moléculas de ATP, no hialoplasma.
Formação de acetil- coenzima A- o ácido pirúvico é oxidado, num conjunto de reacções, pela acção de um complexo multienzimático, na matriz mitocondrial. A acetil CoA formada vai entrar nas reacções do ciclo de Krebs, e, paralelamente, formam-se NADH + H+ e duas moléculas de CO2.
Ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico - consiste numa serie de reacções sequênciais, descaboxilações e oxidações - reduções, que ocorrem na matriz mitocôndrial. Os produtos finais deste ciclo são NADH+ + H+ e FADH2 (formados por redução de NAD+ e FAD+ , respectivamente), quatro moléculas de dióxido de carbono e quatro moléculas de ATP.
Cadeia transportadora de electrões- as coezimas NADH+ + H+ e FADH2 e transferem os electrões dos seus hidrogénios através de uma série de substâncias de natureza proteica, ate ao receptor final, que normalmente é o oxigénio, formando-se a água. Estas moléculas transportadoras de electrões constituem a cadeia respiratória e encontram-se na membrana interna da mitocôndria. Na cadeia respiratória, verifica-se a formação de 30 moléculas de ATP a partir de ADP e Pi, pelo que estas reacções são designadas por reacções de fosforilação oxidativa.

Nenhum comentário: